Leonardo Ota : Diário de um meditante

Cortando os pensamentos sobre o passado, presente e futuro

Prática de meditação do dia 24/08/17

Hoje vou compartilhar sobre a prática de meditação das instruções sobre cortar os pensamentos sobre o passado, presente e futuro do livro The Royal Seal of Mahamudra.

Manhã

Tenho feito meditações de 24min que corresponde a 1/60 avos de um dia. Não é muito curto e também não é muito longo, acho um tempo bem adequado para a prática.

Nesse dia, experimentei uma instrução bem legal que é: Assentando a mente depois de cortar os contructos conceituais das três eras Passado, Presente e Futuro.

O que isso significa baseado na minha experiência e nas instruções do livro, que devemos cortar qualquer pensamento sobre o passado, presente e futuro.

Para mim, naturalmente, a postura dos 7 pontos de Vairochana e o ciclo das 9 respirações já ajudam muito a diminuir a quantidade de pensamentos, pois alinham os canais sutis por onde a energia flui em nosso corpo sutil, então é importante se atentar e fazer corretamente esses pontos chaves de corpo e fala (energia).

Então, toda vez que os pensamentos como “ontem eu deveria ter feito aquilo”, “como é bom meditar agora, estou me sentindo bem” ou “amanhã preciso resolver aquele problema”, devem ser observador e liberados naturalmente.

Um ponto muito interessante que senti com a prática foi de permanecer por alguns instantes repousando naturalmente a mente além dos conceitos e pensamentos de passado, presente e futuro, foi natural, repousar nessa tranquilidade por alguns instantes, parecia até que o tempo tinha parado e senti que a meditação passou muito rápido, os 24min voaram.

Noite

A meditação da noite já não foi tão tranquila, mas como o grande mestre Chagdud Tulku Rinpoche sempre dizia “keep going”, se a meditação foi boa, continue, se a meditação foi ruim, continue mesmo assim.

Essa continuidade é o segredo da meditação, então não desista, sempre continue a praticar, dia após dia.

Acho que ao final do dia a prática da meditação fica mais difícil, pois estamos mais acelerados mentalmente, após resolver várias questões do dia a dia, então a mente está mais agitada do que quando acordamos.

Nesse período de meditação, fiz 24min e foquei novamente no mesmo ponto, cortar os pensamentos relacionados aos passado, presente e futuro. Também não consegui completar os 24 min e parei a meditação pois a mente começou a ficar muito agitada, então resolvi parar.



Me encontre: email | facebook | rss