Leonardo Ota : Diário de um meditante

10 mestres que irão explodir sua cabeça

Esta lista contém os professores, que para mim, são os que mais tocam o meu coração e a minha mente. Eles me ajudam a refletir e como colocar em prática toda a teoria. Contribuem para o meu processo de transformação.

  1. Sua Santidade o 14º Dalai Lama
  2. Sua Santidade o 12º Gyalwang Drukpa
  3. Sua Eminência Gyalwa Dokhampa 9º Kahmtrul Rinpoche
  4. Jetsunam Tenzin Palmo
  5. Lama Jigme Lhawang
  6. Dzongsar Khyentse Rinpoche
  7. Dilgo Khyentse Rinpoche
  8. Chogyam Trungpa Rinpoche
  9. Kyabgön Phakchok Rinpoche
  10. Chagdud Tulku Rinpoche

1 – S.S. Dalai Lama

Sua Santidade  tem uma linguagem muito amorosa e acessível capaz de tocar profundamente nosso coração e despertar a nossa mente. Acredito que seja isso que o torne um dos mestres mais conhecidos mundialmente. Sua simplicidade e humanidade impressionam e acessam o mais profundo do nosso lado humano e amoroso. Ele acredita nos ser humano profundamente e na bondade e amorosidade inata em cada um de nós.

Links úteis: Site, Facebook
Um livro que já li e recomendo: Além de religião: Uma ética por um mundo sem fronteiras

2 – S.S. Gyawlang Drukpa

Tive um grande mérito de fazer um retiro com S.S. Gyawlang Drukpa em Brasília em 2014. Ele é o mestre direto do meu professor, Lama Jigme Lhawang, e tem a grande habilidade de tornar assuntos muito complexos fáceis de compreender e colocar em prática. É muito direto e objetivo com seus ensinamentos indo direto ao ponto e ensinando como podemos ter uma vida mais significativa e feliz.

Links úteis: Site, Facebook
Dois livros que já li e recomendo: Iluminação Diária e Felicidade é um estado de mente (versão em inglês)

3 – S.Ema. Gyalwa Dokhampa – 9º Khamtrul Rinpoche

Este é um mestre jovem com quem tive a oportunidade rara de fazer e organizar um retiro em 2015 no RJ. Ele tem uma linguagem que acessa nosso mundo atual. É descontraído e quando lembro dele, sinto sua energia alegre e profunda ao mesmo tempo, de maneira sutil e hábil. Sinto também uma serenidade em seus ensinamentos que me tranquiliza.

Link úteis: Site, Facebook
Um livros que já li e recomendo: Mente Serena

4 – Jetsunma Tenzin Palmo

Essa mestra é um grande exemplo de dedicação, disciplina, sabedoria e energia constante em sua prática. Ela passou 12 anos em retiro treinando sua mente. Sua amorosidade, bondade e paciência são exemplos para qualquer ser humano.

Links úteis: Site, Facebook
Um livros que já li e recomendo: No coração da vida

5 – Lama Jigme Lhawang

Sou suspeito de falar sobre o meu professor. Ele é amoroso e muito humano. Sempre interessado em como me ajudar e orientar, me fazer refletir e pensar sobre a minha mente, minha vida, família, relações e sobre a vida. Me ensina a ter um bom coração e a ser um bom ser humano, um bom pai, marido, amigo, a respirar, relaxar, não julgar, a perceber como está minha mente, minha energia, meus pensamentos, emoções e para olhar o lado bom das coisas. Ter encontrado o Lama Lhawang foi um grande presente nesta vida. Sou grato por tudo que ele faz e já fez por mim.

Links úteis: Site, Facebook
Um livros que já li e recomendo: Aspiro que em breve eu preencha este campo com um lindo livro do Lama

6 – Dzongsar Khyentse Rinpoche

Este é um dos mestres que mais admiro e gosto, pois ele tem uma característica que gosto muito, ele é direto. Não faz rodeios, é simples, tem uma sabedoria que toca nosso coração e mente profundamente.

Links úteis: Site, Facebook
Um livro que já li e recomendo: O que faz você ser budista?

7 – Dilgo Khyentse Rinpoche

Dilgo Khyentse é um dos mestres mais renomados da nossa época. Sua maestria, realização e erudição estão além de conceitos. Para um praticante iniciante como eu, seus ensinamentos são muito elevados, então procuro entrar em contato com os poucos ensinamentos e livros que consigo compreender.

Links úteis: Bio (inglês) Bio2 (português)
Um livro que já li e recomendo: A essência da compaixão (comentado por Dilgo Khyentse)

8 – Chogyam Trungpa Rinpoche

Este é um dos mestres mais controversos do nosso tempo que criou um termo muito importantes como materialismo espiritual. Trungpa Rinpoche tinha a grande habilidade de entrar em qualquer mundo e dançar e sair, era livre, lúcido e compassivo com quem quer que se aproximasse. Ele não desistia de nenhum ser. Criou um centro super importante nos estados unidos que funciona até hoje.

Links úteis: Site
Três livros que já li e recomendo: Louca Sabedoria, Além do Materialismo Espiritual e Trabalho, Sexo e Dinheiro

9 – Kyabgön Phakchok Rinpoche

Este mestre caiu no meu radar a pouco tempo e quando percebi sua linguagem fiquei magnetizado, pois é tão clara, objetiva e humana. Vai no cerne do nosso ser, nos ajuda a refletir e pensar. Contribui para a nossa transformação.

Links úteis: Site

10 – Chagdud Tulku Rinpoche

Este mestre merece todo o carinho e respeito possíveis. Seus ensinamentos são profundos e transformadores. Mexem como o mais profundo do nosso ser. Ele foi um exemplo vivo de motivação pura e suas realizações produziram belos frutos como a construção do Khadro Ling e a Terra Pura de Padmasambhava entre outras coisas.

Links úteis: Site
Um livro que li e recomendo: Portões da Prática Budista



Me encontre: email | facebook | rss